O espírito natalino invade Petrópolis com o Natal Imperial

By / 29th novembro, 2017 / Blog / Off

Retirar-se para a cidade de Petrópolis no início do verão era um costume tradicional da família imperial brasileira. Por conta disso, tornou-se um hábito real celebrar as festas de natal e final de ano no palácio de verão, onde atualmente fica o Museu Imperial. Estes eventos acabaram sendo incorporados no calendário oficial: as ruas e estabelecimentos eram todos decorados especialmente para as datas. A cidade se preparava para uma grande celebração!

Neste ano, a partir do dia 1º de dezembro, Petrópolis resgata suas origens em uma festa que faz jus às comemorações dos tempos imperiais. O Natal Imperial é um evento que traz à cidade e ao público a magia natalina, com muitas atrações. Resultante da parceria entre a administração pública e a iniciativa privada, o Natal Imperial segue a linha das celebrações de cidades como Gramado (RS), que realiza todos os anos o Natal Luz.

O festival acontece de 1/12 a 16/01 em diversos pontos da cidade. Uma árvore flutuante dará as boas-vindas aos visitantes no lago do Palácio Quitandinha. A tradicional Praça da Liberdade se transforma na Vila Imperial, com decorações da época. Lá estará a estrela do evento, o Papai Noel, que deve chegar no dia 3 (domingo).

A Catedral São Pedro de Alcântara será palco do grande presépio de peças francesas, assinadas pelo escultor Jean Magrou. Um túnel de luzes será montado na Rua 16 de Março, tradicional por suas boutiques. E os moradores da cidade tem um motivo a mais para deixar a decoração impecável: a casa mais bem decoada será premiada com uma viagem a Portugal.

Ao todo, mais de 300 artistas passarão pela via principal apresentando seus trabalhos. A cada semana, serão 18 espetáculos voltados para o Natal. Estima-se uma captação de 200 milhões de reais para a economia local.

Se você pensa em visitar a cidade para acompanhar as festividades, conheça a Pousada Riacho Doce. Ela é uma ótima opção de acomodação na região de Petrópolis, para curtir a magia das celebrações do Natal Imperial e ter um tempo de descanso no final do ano. Saiba mais!

A Pousada Riacho Doce fica na Estrada Almirante Paulo Meira KM15,5, 5200 – Araras, Petrópolis – RJ

Fone: (21) 99591-0070
riachodoce.petropolis@gmail.com

Inicio

AgroSerra inicia na próxima semana, com Bela Gil e amostras culturais

By / 6th outubro, 2017 / Uncategorized / Off

Petrópolis receberá a renomada chefe de cozinha Bela Gil no próximo dia 7/10. A filha do cantor Gilberto Gil fará parte do evento AgroSerra – da Roça ao Prato, que fomenta a gastronomia local da região. A aula-show que a chefe de cozinha irá apresentar no sábado terá inicio às 14h. Ela falará sobre cozinha saudável e opções naturais, temática que é sua especialidade.

Bela apresenta o programa “Bela Cozinha” no canal GNT e tem um canal no Youtube sobre comida saudável, onde ensina receitas alternativas e criativas com ingredientes naturas. É também uma autora premiada com livros sobre o mesmo tema, e apoiadora de projetos sociais contra obesidade infantil e outras coisas. Ela já havia participado da primeira edição do AgroSerra, ocorrida em 2015.

Além da apresentadora, o festival contará com diversas outras atividades como degustações, amostras gastronômicas e de artesanato, shows musicais, e exposições. A exibição “Em Cantos Imperiais: eu vi e você verá” reúne fotos de alunos do 9° ano da rede municipal e quatro servidoras de educação do município, que fizeram na Casa de Educação e em pontos turísticos e históricos da cidade.

A carioca Izabel Alvares, vencedora da última edição do Masterchef Brasil, fará um worshop mostrando como alimentos típicos da região serrana podem ser aproveitados de forma criativa e com qualidade na gastronomia.

O AgroSerra acontece durante os dias 6, 7 e 8 de outubro em Petrópolis – RJ. Ao todo, serão mais de 40 expositores, produtores e chefes de cozinha, entre outros. A festa acontece no Palácio de Cristal, um dos maiores símbolos históricos da cidade, que fica localizado na região central.

Programação completa do evento:

SEXTA-FEIRA – 06/10:

17h às 23h: festival com produtos artesanais da região serrana
18h30 às 20h: oficina de produção e degustação de cerveja artesanal por cervejaria bohemia
20h às 22h: apresentação musical de mpb com o grupo petrolitano trio fuá

SÁBADO – 07/10:

10h às 23h: festival com produtos artesanais da região serrana
11h às 12h30: oficina de cerâmica “poética do barro”, voltada para o público infantil, com a artista ana rondon
14h às 15h15: aula show com a apresentadora e chef de cozinha natural bela gil
16h30 às 18h: oficina “como tornar a sua casa sustentável”, por instituto pindorama
21h às 23h: apresentação musical de mpb com o grupo petropolitano trincado trio

DOMINGO – 08/10:

10h às 17h: festival com produtos artesanais da região serrana
12h30 às 14h: workshop de gastronomia imperial com o chef barão vieira
14h30 às 16h30: agrochef – projeto de cozinha colaborativa com chefs locais e cozinheiros amadores

 

 

Grupos de teatro se reúnem para apresentações em Petrópolis

By / 14th setembro, 2017 / Uncategorized / Off

Petrópolis está recebendo um circuito de artes teatrais nos meses de setembro e novembro: o Cultura em Movimento. Os grupos Pessoal Aí, Satura Companhia de Teatro, Coletivo Foco de Teatro, Teatro Circense Andança, Cia. Teatro Livro Aberto e Grupo Teatral Povo do Cafundó, se reuniram para fazer apresentações por diversos pontos da cidade.

Neste primeiro momento, os locais onde ocorrerão as atividades são a Praça da Liberdade, Estúdio Aldeia, CIEP Cecília Meireles e ITB – Instituto técnico do Brasil. Ao todo, o evento contará com 12 apresentações teatrais.

A ideia do Cultura em Movimento é de fortalecer a cena independente do teatro e das artes em Petrópolis, além de fomentar a cultura e o interesse da população pelas atividades. O circuito surgiu da vontade de criar novos coletivos e dos interesses em comum entre os grupos.

Confira a agenda dos próximos espetáculos:

CIEP Cecília Meireles – 11h

O Conto da Ilha Desconhecida

Grupo Pessoal Aí

(Projeto Teatro Escola)

23/09 – Sábado

ITB – Instituto técnico do Brasil

Nas Águas da Realeza, uma viagem pelo Velho Chico

Satura Companhia de Teatro

Ingressos: Inteira R$ 10,00 e Meia/Antecipados R$ 5,00

Festa celebra a cultura italiana em Petrópolis

By / 29th agosto, 2017 / Blog / Off

Setembro é mês de celebrar a cultura italiana na serra imperial carioca. O evento Serra Serata
É uma festa tradicional da região que resgata diversos elementos desta cultura. Durante a programação, acontecem diversas atrações musicais e folclóricas, apresentações de dança, teatro, bandas marciais, artesanato, exposições, atividades para as crianças, e o melhor da gastronomia local.

Petrópolis, que é uma cidade colonial, tem cerca de 115 mil descendentes italianos na 2ª, 3ª 3 4ª geração. Após o período de industrialização do Brasil, os italianos foram o terceiro povo mais populoso na cidade, ficando atrás apenas dos portugueses e alemães.

Na última edição do Serra serrata 45 mil pessoas estiveram participando das atividades e da programação durante a semana de festa.

O evento acontece de 26 de setembro a 1 de outubro em diversos pontos turísticos, como a Praça da Liberdade, que deve se transformar em uma autêntica piazza italiana. A Praça da Liberdade será palco de shows e apresentações típicas. Também acontecem atividades no Palácio Quitandinha e no Theatro D. Pedro, entre outros.

A época da festa é uma homenagem e condiz com a data em que a colona italiana D. Teresa Cristina, que aportou no Brasil no dia 3 de setembro de 1843.

Corrida do Bem deve reunir 3 mil pessoas em Petrópolis

By / 17th agosto, 2017 / Uncategorized / Off

 

Neste domingo, dia 20 de agosto, acontece a primeira edição da Corrida do Bem em Petropolis (RJ). O evento, que visa reunir cerca de 3 mil pessoas, terá duas provas: uma de 5 e outra de 10 quilômetros. O horário da largada será às 7h15 na sede da Prefeitura, na Avenida Koeler, 260, no Centro da cidade. A prefeitura de Petrópolis apoia o evento por intermédio da Superintendência de Esportes e da Companhia de Trânsito de Petrópolis (CPTrans).

A largada inicia na Prefeitura, que fica na Avenida Koeler, e segue pela Praça da Liberdade, Rua Monsenhor Bacelar, Rua Rocha Cardoso, Rua Washington Luiz, Rua do Imperador, Rua Floriano Peixoto, Rua Alberto Torres, Avenida Ipiranga, retornando para a Prefeitura. No caso dos 10 quilômetros, após a Avenida Ipiranga, o caminho segue pela Avenida Barão do Rio Branco, retornando para a Avenida Koeler. Seis postos de hidratação estarão distribuídos ao longo do trajeto para os atletas.

As inscrições já foram encerradas e os kits para os participantes serão entregues na sexta-feira (18.08), de 10h às 20h, e no sábado (19.08), entre 10h e 18h, em local ainda à combinar pela organização da prova.

Essa é uma oportunidade para se exercitar, fazer uma atividade física diferente e de quebra, para turistas, conhecer um pouco mais da cidade neste percurso pelo Centro Histórico.

Serra noivas 2017: noivos se inspiram com evento dedicado a casamentos na Serra

By / 3rd agosto, 2017 / Uncategorized / Off

Entre os dias 17 e 19 de agosto, as noivas da serra fluminense terão um gostinho da festa e das preparações do casamento. O evento Serra Noivas 2017, que ocorre em Quitandinha – Petrópolis, faz uma simulação de uma festa de casamento com todos os seus detalhes: desde bebidas, o bolo, doces, coquetel e outros diversos tipos de degustação, até a decoração, tendências de moda,  make-up, buquê, música ao vivo, convites, móveis, decoração de ambientes, fotografia e vídeo.

Além disso, o Serra Noivas também conta com a presença de profissionais responsáveis pela organização do casamento, como assessoria de eventos e cerimonial, segurança, manobristas, sonorização, iluminação, projeção e muito mais.

Enfim, o evento é uma grande mostra com tudo o que é necessário para uma boa celebração, trazendo aos noivos a experiência do casamento e a oportunidade de experimentar os detalhes antes de começar a organizar o seu evento.
A grande inspiração para a decoração deste ano será a sutileza das borboletas.

Os profissionais levarão à Petrópolis propostas inovadoras, a começar pelos tons que este ano terão a predominância de laranja, rosa e lavanda. O Solar Portugal será transformado em um grande jardim, como já adianta Amaury Jaime de Lima, um dos organizadores da festa.

O Serra Noivas acontece do dia 17 a 19 de agosto na Rua General Rondon, 715 | Quitandinha – Petrópolis – RJ

Confira a programação completa:

Dia 17 de agosto (sexta-feira)

18h – Abertura do evento com Exposição de Produtos e Serviços

DIA 18 de agosto (sábado)

14h – Apresentação Musical – Gilson Bender e Ricardo Dutra
15h30 -Desfile de Vestidos de Noiva e Bouquets – Isa Drummond e Bia Gelli
-Desfile de Roupas de Festa – Isa Drummond
-Desfile de Cabelo, Maquiagem – Duda Fashion
18h – Oficina de Artesanato: Aprenda a fazer sua lembrança
20h – Apresentação Cabelo e Maquiagem – Duda Fashion e equipe

Dia 19 de agosto (domingo)

13h – Apresentação Musical – Gilson Bender e Ricardo Dutra
15h -Desfile de Vestidos de Noiva e Bouquets – Isa Drummond e Bia Gelli
-Desfile de Roupas de Festa – Isa Drummond
-Desfile de Cabelo, Maquiagem – Duda Fashion
17h -Apresentação Cabelo e Maquiagem – Duda Fashion e equipe

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

Dia 17 de agosto (sexta) – 18h às 22h
Dia 18 de agosto (sábado) – 11h às 22h
Dia 19 de agosto (domingo) – 11h às 19h

Maiores Informações:
Marise Simões e Francis Leoni
Fone: (24) 8849-0215
e-mail: marisesimoes_petro@gmail.com

Festival reúne cidades da Serra para prestigiar a dança

By / 28th julho, 2017 / Uncategorized / Off

Cerca de dois mil dançarinos se reúnem em Petrópolis para um grande espetáculo artístico: o “Dançar por dançar”. O evento, que acontece entre os dias 10 e 13 de agosto, será apresentado no Theatro D. Pedro. Durante a programação, acontecem workshops, o Fórum regional serrano do segmento da dança e uma emocionante batalha de hip hop.

Academias e grupos de danças dos mais variados estilos e de diversas cidades da região irão se juntar para esta apresentação, que dura 3 dias. O Dançar por dançar teve seu início no ano de 1987 pela Associação Petropolitana de Dança (APD), para que houvesse uma troca cultural entre Petrópolis e outras cidades. Até hoje, mais de 20 mil dançarinos já se apresentaram ao longo das 11 edições do evento, que já teve uma programação de até um mês, logo no seu início. Ao todo, estima-se que 100mil pessoas já participaram do festival durante estes 30 anos.

O projeto já teve algumas interrupções e também teve de encurtar sua extensão com o tempo, mas segue promovendo a cultura e a dança em Petrópolis. A cidade possui mais de 12 mil bailarinos e 80 academias e grupos de dança.

Este ano, serão apresentadas sete modalidades de dança: ballet clássico, jazz, contemporâneo, dança do ventre, estilo livre, danças urbanas e dança de salão.

Recebemos o Certificado de Excelência da TripAdvisor

By / 24th julho, 2017 / Blog / Off

Com muito orgulho a Pousada Riacho doce recebeu, pela terceira vez consecutiva, o Certificado de Excelência da TripAdvisor.

Criado em 2010, este prêmio contempla diversos estabelecimentos e negócios do setor de turismo e hotelaria. Ele é concedido aos nomes que receberam uma boa quantidade de avaliações do tipo “excelente” pelos usuários do site TripAdvisor ao longo do ano. Os locais que recebem o Certificado de Excelência têm garantia de alta qualidade nas acomodações, atendimento e outros procedimentos. Além da avaliação do público, são considerados outros fatores pelo próprio site.

O TripAdvisor é um dos maiores sites de viagem do mundo. Ele ajuda os viajantes a se planejarem a partir de dicas, fotos, avaliações e comentários feitos por usuários que já estiveram em determinado destino, e já utilizaram os serviços locais. Este guia online de viagens pode ser acessado pelo site ou aplicativo para celular, e mostra imagens, comentários e avaliações dos estabelecimentos. As qualificações possíveis nele são: “excelente”, “muito bom”, “razoável”, “ruim” e “horrível”.

Vários conteúdos dos usuários são levados em conta, como as pontuações (das avaliações e a geral), a quantidade das avaliações e a recenticidade, para que o certificado seja entregue. Os vencedores do prêmio são avaliados nos seguintes requisitos pelo site:

– Manter uma pontuação geral mínima de quatro a cinco círculos no TripAdvisor
– Ter um número mínimo de avaliações
– Ter um perfil no TripAdvisor há pelo menos 12 meses

Além deste ano, a Pousada Riacho doce recebeu o certificado nos anos de 2015 e 2016. Ficamos muito felizes pelo reconhecimento, que sabemos ser fruto de muito esforço, para que nossos clientes recebam o melhor tratamento possível durante sua estadia conosco.

Se você quiser conhecer nossa pousada, que fica em Petrópolis (RJ), pode entrar contato através de nossos canais:

Fone: (21) 2042-0573
E-mail: riachodoce.petropolis@gmail.com
Facebook: facebook.com/riachodocepetropolis/

E se você já é um cliente, não se esqueça de contar como foi a sua experiência no TripAdvisor! Basta acessar https://goo.gl/JEXg7U e deixar sua avaliação e comentário.

Festival AgroSerra ocorre neste fim de semana em Petrópolis

By / 22nd julho, 2017 / Uncategorized / Off

O Festival “AgroSerra – da Roça ao Prato” acontece entre os dias 21, 22 e 23 de julho de 2017 na Praça do Secretário, em Petrópolis (RJ). O evento, que já faz parte do calendário cultural da cidade, reúne cerca de 50 expositores das regiões e mais alguns convidados especiais. Entre as principais atrações estão a amostra de produtos orgânicos, doces em compotas, artesanato, queijo de cabra, muzzarela de búfala, cervejas artesanais, entre outros.

O tema geral desta edição, que já é a terceira, é o reaproveitamento alimentar. Dessa forma, serão feitos diversos workshops e oficinas sobre o tema, ensinando o público a evitar o desperdício na cozinha. Com apoio do Governo do Estado e da Prefeitura de Petrópolis, o festival também traz diversos projetos de incentivo à cultura e educação, shows musicais, e aulas práticas relacionadas à temática.

Quem visitar a AgroSerra neste final de semana contará com o clima acolhedor da região, o frio típico serrano e as diversas opções de gastronomia, artesanato e outras atrações locais. 

Para quem visita a cidade a Pousada Riacho Doce é uma ótima opção de hospedagem, com tudo o que você precisa para um bom descanso. Para saber mais sobre ela, você pode entrar em contato por:

Fone: (21) 99591-0070

E-mail: riachodoce.petropolis@gmail.com

Confira a programação completa do evento:

Sexta – 21 de julho
17h às 23h – Festival de produtos locais – Tenda dos expositores
18h às 20h – Oficina de fermentação natural com o padeiro Luiz André Alvim, da Bike Bakery
20h às 22h – Show Musical com João Felippe Trio

Sábado – 22 de julho
11h às 23h – Festival de produtos locais – Tenda dos expositores
12h às 14h – Agrochef – Projeto de cozinha colaborativa com chefs locais e cozinheiros amadores
14h30 às 16h30 – Oficina de papel artesanal reciclado com cascas de alho e cebola por Suindara Brasil
17h às 19h – Aula show de aproveitamento integral dos alimentos com a arteculinarista Adriana Marchese
19h30 às 20h30 – Show musical com Maurício Paraxaxar
20h30 às 21h – Exibição da matéria de TV produzida pelas crianças da ONG Amigos da Mata
21h30 às 22h30 – Show musical com Maurício Paraxaxar

Domingo – 23 de julho
10h às 15h – Festival de produtos locais – Tenda dos expositores
10h30 às 11h30 – Oficina de aproveitamento integral dos alimentos voltada para crianças com a nutricionista Luisa Côrtes, da Mandala – cozinha alternativa
12h às 14h – Aula prática “Comer o que a nossa serra dá – A importância dos produtores locais” com o Chef Javy Larroquet

Saiba mais sobre a AgroSerra em:

http://www.festivalagroserra.com.br/

Relembre os 50 anos de tropicália com o Festival Sesc de Inverno (RJ)

By / 6th julho, 2017 / Blog / Off

O Festival Sesc de Inverno, que acontece entre 28 de julho e 6 de agosto, é um tradicional evento que ocorre anualmente nas cidades de Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo (RJ). O festival, que chega à sua 16ª edição em 2017, é considerado o maior evento de cultura multilinguagem do país.

O Sesc de Inverno movimenta as três cidades e arredores com uma programação cultural extensa e diversificada. São muitas as linguagens artísticas exploradas ao longo dos dez dias de evento: literatura, cinema, música, teatro, dança e artes visuais. Algumas das atividades ocorrem no Sesc e em outros locais públicos.

Este ano, o tema central do evento será a tropicália. Intitulado “Tropikaos – A Arte da Criação”, o festival contará com atividades artísticas e culturais que celebram os 50 anos do movimento tropicalista no Brasil.

A tropicália foi um movimento cultural do Brasil, que teve sua origem em meio à ditadura militar dos anos 60. Os artistas tropicalistas manifestaram-se principalmente por meio da musica, em protesto ao regime politico da época. Como o momento era de censura, as letras tropicalistas discutiam fatores políticos e sociais por meio de mensagens codificadas, duplo sentido e linguagem figurada. Influenciados pela contracultura, os tropicalistas se caracterizavam pelo estilo extravagante, com abuso de cores e enfeites, cabelos longos e roupas chamativas.

Os principais nomes representantes do movimento foram Torquato Neto, Gal Costa, Gilberto Gil, Os Mutantes e o cantor Caetano Veloso, que abre o Festival Sesc de Inverno em Petrópolis. O show acontece no Sesc Quitandinha, no dia 28 de julho.

O Sesc RJ é responsável pela realização do festival, com apoio do Sindicato do Comércio Varejista de Petrópolis (Sicomércio Petrópolis).

O Sesc RJ é parte do Sistema Fecomércio RJ, que também é composto por Senac RJ e Fecomércio RJ. São 21 Unidades de serviço e quatro Unidades hoteleiras em 12 municípios do estado do Rio de Janeiro. O Sesc RJ oferece acesso a atividades nas áreas de cultura, saúde, turismo social, educação, esporte e assistência.

Serviço:

Festival Sesc de Inverno
Dias: 28 de julho a 6 de agosto
Onde: Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo (RJ)